Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Incêndio na Minhoteira: populares alertam para a falta de condições dos bombeiros no combate às chamas

> Há um ano que elementos da Junta de Freguesia de Loureiro terão feito chegar à autarquia à necessidade urgente da limpeza das margens e do próprio rio Antuã na zona de Loureiro. No primeiro incêndio de 2020 no concelho, os helicópteros tiveram dificuldade em captar água no combate às chamas na Minhoteira.
https://www.facebook.com/azemeis.net/videos/694311057965818/
As dificuldades visíveis deste helicóptero na recolha de água no rio Antuã

O vídeo que publicamos em cima foi enviado para o Azeméis.NET por populares que ontem assistiram in loco ao primeiro combate às chamas deste ano de 2020, na zona florestal e rural da Nossa Senhora da Ribeira, na Minhoteira, freguesia de Loureiro. Quiseram demonstrar a dificuldade dos bombeiros no combate a este incêndio devido “à falta de manutenção das margens e do próprio rio Antuã que passa pela freguesia de Loureiro.

Este foi um incêndio que nunca colocou em perigo as populações da zona nem as suas habitações. A parte ardida foi área florestar, na Nossa Senhora da Ribeira, Minhoteira, segundo disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, Miguel Justino, à imprensa. No total estiveram envolvidos, no combate às chamas, estiveram 158 operacionais – das corporações de bombeiros de Oliveira de Azeméis, e Aveiro, Murtosa, Estarreja, Ílhavo, Lourosa, Esmoriz, e Albegaria-a-Velha – e 51 meios, dos quais sete aéreos (chegaram a estar cinco canadair a trabalhar pelos céus do concelho). O alarmado foi dado às 10h50, e às 13h30 – ou seja, duas horas e 40 minutos depois . o comandante Miguel Justino estava a declarar o incêndio como controlado.

Publicidade

Como já dissemos, apesar do sufoco nas populações, não houve perigo real para as pessoas e habitações. A população respirou de alívio, mas alerta para aqueles que poderão ser problemas futuros se voltarem a deflagrar incêndios naquela zona. “Quem observou de perto viu a dificuldade que o helicóptero teve em sobrevoar o rio. Há ali troncos de árvores caídos em pleno rio há mais de um ano. Esta situação já foi denunciada por um popular à junta de freguesia, que por sua vez já comunicou ao executivo camarário, mas até agora nada foi feito”, alerta o popular que envio o vídeo ao Azemeis.NET para comprovar as suas declarações.

Há um outro popular que alerta também para o aglomerar de areais no rio, diminuindo a profundidade do rio. “Esta zona que poderia ser uma boa solução para os bombeiros combaterem as chamas, passa assim a ser um sítio de dificuldades, em que os meios aéreos demoram o triplo do tempo a armazenar água. E no combate às chamas o tempo é precioso”, considera o popular ouvido pelo Azemeis.NET.

Veja a seguir o registo fotográfico do incêndio na Minhoteira.

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS