Agdon, o avançado brasileiro de 27 anos da UD Oliveirense, fez história esta época na Liga Pro. Apesar do sabor agridoce por causa da decisão de não haver a oportunidade de terminar a época 2019/2020 campeonato da segunda liga portuguesa. Foi ele o rei dos goleadores da Liga Pro com 13 golos marcados (apenas mais um golo do que o segundo melhor marcador, Riascos do Nacional da Madeira, que acumulou 12 golos), tal como pode ver na lista que se segue, retirada do site oficial da Liga Portugal.
O avançado brasileiro fez esquecer Ença Fati, que no ano passado marcou 12 golos pela a UD Oliveirense, sendo transferido no início desta época se transferiu para o CD Feirense (onde marcou apenas 5 golos).
Agdon confessou que não esperava ser o melhor marcador em entrevista na rubrica “Passe Letra”, emitida no perfil de Instagram do clube. Contudo, não tem dúvidas: “Foi fundamental a vinda para o nosso estádio. Quando jogamos no jogo Carlos Osório o jogo já começa 1-0 a nosso favor. Faz muita diferença”, diz.
A baliza favorita de Agdon é aquele que se encontra a uma das bancadas do Estádio Carlos Osório. “Aquela baliza até treme, [os adversários] nem sabem de onde vêm [os golos]. Aquela baliza, com os nossos adeptos atrás, é muito especial”, afirma.
Não durmo quando falho um lance de golo
Nesta entrevista, Agdon também revelou uma curiosidade. Ele não dorme quando falha um golo. “Não durmo quando falho golos. É muito difícil dormir. É complicado. Sou exigente. Eu sei do que posso fazer e o que posso atingir”, confessa.
Pedro Miguel um formador de goleadores de excelência
No início do campeonato o técnico justificava a escassez de golos com a falta de reforços. Disse na altura que tinha saído um avançado que valia mais de 10 golos por época e não tinha entrado ninguém, como pode recordar aqui.
Mas a solução acabou por ser encontrada dentro de casa. Agdon ganhou ainda mais importância no seio da equipa oliveirense. Na época passada já tinha marcado nove golos, e esta época conseguiu superiorizar-se. Marcou mais golos (13) do que Enço Fati tinha marcado na época passada (12), e ainda consegue estar no top dos jogadores que fizeram mais assistências na Liga Pro.
Este facto faz com que possa ser atribuído ao técnico Pedro Miguel um dos formadores de excelência e pontas de lança na Liga Pro. Vejamos: Enço Fati ficou em 5.º lugar no ranking de melhores marcadores da época passada com 12 golos marcados (apenas menos quatro do que o Pires, do FC Penafiel, que acabou em primeiro lugar). Este ano os dois melhores marcadores do campeonato foram treinados por si: Agdon, como já referimos, e Brayan Riascos, atualmente a representar o CD Nacional da Madeira. Os 14 (!) golos que Riascos marcou ao serviço da UD Oliveirense na época 2017-2018 despertou a atenção dos insulares, e este ano estava bem lançado para disputar taco a taco o título de melhor marcador com Agdon.