O oliveirense Carlos Costa Gomes foi nomeado (e depois eleito) para presidir a Comissão de Ética da Casa de Saúde São Mateus – Hospital, o hospital, em Viseu. É a primeira vez que o professor e doutor em PhD Bioética irá presidir uma comissão de ética a nível hospitalar, e acontece num momento em que são precisas tomar decisões relevante devido ao vírus pandémico COVID-19.
A tomada de posse aconteceu esta semana, e durante a cerimónia o professor oliveirense destacou que “esta comissão de ética não nasce de uma necessidade exterior ou imposta, mas da consciência ética” que motiva o trabalho dos profissionais. E, realçou ainda, “a sua missão principal é salvaguardar os interesses e valores individuais da Casa de Saúde São Mateus , os valores individuais de cada profissional de saúde, os valores colectivos e os valores de cada pessoa que aqui se desloca e que também faz parte da casa”.
Em entrevista ao Azeméis. NET, que pode ouvir em íntegra no final deste artigo, Carlos Costa Gomes revela que o convite surgiu “de uma forma natural” após “contactos no âmbito de uma formação em bioética” onde estavam alguns elementos do conselho de administração daquele que é o hospital mais antigo de Viseu.
O professor oliveirense revela que encarou este convite com “satisfação e responsabilidade“. E explica: “Em primeiro lugar porque é o reconhecimento por parte de alguém, fora do concelho de Oliveira de Azeméis, e a nível nacional que vai acompanhando o serviço que eu vou fazendo e acaba por considerar que tenho condições para presidir Comissão de Ética, e, portanto, é uma satisfação e alegria. Mas ao mesmo tempo temperada com grande responsabilidade pelo desafio que nos é colocado. Portanto, encaro este desafio com toda a naturalidade, com o compromisso de poder ajudar a instituição hospitalar a diferenciar-se do ponto de vista ético com os seus utentes, mas também internamente, e, portanto é um desafio que encaro com toda a humildade, mas também coma satisfação de poder servir a instituição e do que aquilo que ela espera de mim”
Ouça as declarações na íntegra de Carlos Costa Gomes: