No dia em que foi lançado o livro “Ápio Assunção – A Marca de Um Homem” (a 9 de dezembro de 2021, dois anos após a sua morte) a Banda de Música do Pinheiro da Bemposta tornou o ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis como o patrono da sua sala de convívio daquela, honrando também assim a memória de alguém que deu tanto de si em prol daquela instituição.
Durante a cerimónia da apresentação da obra de homenagem a Ápio Assunção, concebida por António Rosa, Albino Martins e Paulo Oliveira -, José Rodrigues, líder da Banda de Música do Pinheiro da Bemposta, casa que acolheu o evento, recordou os tempos em que Ápio Assunção dirigiu a instituição entre os anos de 1981 e 1990 com “soberba mestria”.
Na memória de todos os elementos da banda está bem presente o ano em que Ápio Assunção proporcionou uma digressão de 15 dias pelo Brasil. O atual presidente da Banda de Música do Pinheiro da Bemposta recorda uma longa conversa que teve com o ex-autarca onde teve “oportunidade de trocar algumas impressões e não foi nada difícil concluir o dinamismo, o pensamento, o avanço que ia na personalidade de Ápio Assunção”.
José Rodrigues vincou também no seu discurso que Ápio Assunção era um homem de convívio, justificando assim ter dado o seu nome à sala de convívio da Banda de Música do Pinheiro da Bemposta.
Clique na tecla play “▶️” do vídeo que ser para ver o momento em que a lápide com o nome de Ápio Assunção foi descerrada.